A copa são paulo de futebol junior ou copinha, popularmente conhecida como copinha. A maior competição de categoria de bases do Brasil, 128 times espalhados por todo o Brasil e eventualmente alguns convidados do exterior. A maioria dos convidados estrangeiros da Copa São Paulo de futebol junior ou copinha em sua grande maioria tem campanhas sem muito destaque, acabam parando nas oitavas de final, muitas vezes nem passando da fase de grupo.

Hoje organizada pela FPF(Federação Paulista de Futebol), a copa são paulo de futebol junior ou copinha é a porta de entrada para os jogadores jovens de todos os times se destacarem para  alcançar o tão sonhado sonho de assinar seu primeiro contrato profissional. A Copa São Paulo de Futebol Junior ou copinha para esses jovens em seus times maiores de seu estado, também é uma reviravolta salarial, Thiago Maia hoje no Flamengo é um Exemplo, época do Santos ganhava em torno de R$5.000 Reais enquanto era da base, quando foi promovido e renovou seu contrato, o salário aumentou para R$150.000 Reais, mais um incentivo para os jovens se destacarem na competição.

Copa São Paulo de Futebol Junior ou Copinha

Copa São Paulo

A Copa São Paulo já foi disputada 51 vezes, alguns grandes craques vieram de lá, a Copa São Paulo de 2008 o Meio-Campista Paulo Henrique Ganso foi um dos jogadores que estrearam e que veio a ter um grande destaque na equipe principal do Santos. Nesse mesmo torneio o próprio Santos teve uma estreia do garoto de 15 anos, Neymar da Silva Santos Junior, que foi o último grande astro revelado pela Copinha.

Em 2009 o Corinthians foi campeão da Copa São Paulo mas  sem nenhuma estrela principal, os destaques da Copa São Paulo no ano foram pelo Athletico Paranaense o Zagueiro Manoel hoje no Cruzeiro e o Atacante Marcelo Cirino recentemente campeão da Copa do Brasil com o próprio Athletico Paranaense, o Santos também teve seus dois principais atletas que foram Andre e Neymar que depois da copinha foram promovidos ao elenco principal.

Diversos outros nomes saíram recentemente dos torneios da Copa São Paulo como por exemplo o Lucas Moura do São Paulo que hoje está no Tottenham da Inglaterra, teve seu destaque em 2010 e depois foi campeão da Sul-americana antes de deixar o elenco profissional.

Em 2012 o grande Zagueiro Marquinhos hoje no PSG(Paris Saint-Germain) foi revelado pelo Corinthians fazendo uma boa Copa São Paulo e no mesmo ano conquistou a Libertadores pelo time principal e ainda foi inscrito com a camisa 10, mas logo foi vendido para a Roma.

Em 2015 o Palmeiras teve uma boa Copa São Paulo e seu destaque foi o camisa 9 Gabriel Jesus, que subiu para o profissional e antes de concretizar a sua transferência para o Manchester City da Inglaterra foi campeão brasileiro e destaque pelo Palmeiras em 2016.

Copa São Paulo Junior

Além da Copa São Paulo Junior ser o lugar para se revelar craques, também ao longo de sua história tiveram jogos memoráveis e vitórias de times considerados “surpresas” tirando os titulos dos favoritos a ganhar a Copa São Paulo Junior. Na maioria dos casos quem acaba ganhando a Copa São Paulo Junior são os times de grande porte, raras exceções acontecem pois o desenvolvimento da categoria de bases dos times maiores é muito maior, estruturalmente acaba sendo até desleal em relação a algum time de São Paulo para os times dos outros estados.

Em 2001 o Time do São Paulo foi para a final da Copa São Paulo Junior com o Roma Barueri, na época o São Paulo tinha em seu elenco como destaque o Kaka (Melhor jogador do mundo em 2008) o jogo foi um dos maiores da copinha, o Tricolor abriu 2 a 0 e sofreu o empate, fez o 3×2 mas logo em seguida sofreu o empate, e no final do da partida 2 minutos do apito final o São Paulo fez o quarto gol 4×3 título já estava praticamente ganho mas ma jogada seguinte o Roma Barueri fez o seu quarto gol 4×4 e o jogo foi para os penaltis, e o Roma Barueri se sagrou campeão da Copa São Paulo Junior vencendo nos pênaltis por 6×5.

Em 2003 foi a vez do Palmeiras ir para a final e tentar acabar com a piada de não ter Copa São Paulo Junior , seu adversário era o Santo André, Vagner Love era o destaque do Palmeiras e ele fez o segundo gol do jogo e segundo do Palmeiras 2×0, após 3 minutos o Santo André diminuiu a vantagem e quando parecia que o Palmeiras seria campeão nos ultimos minutos o time do Santo André empatou o jogo e levou a disputa pra os pênaltis, O Santo André se sagrou campeão da Copa São Paulo Junior.e o Palmeiras não chegou em nenhuma final após 2003. O Lateral esquerdo Richarlyson que teve seu auge no São Paulo onde foi Tricampeão brasileiro 2006, 2007, 2008.

O Corinthians também teve um Revés contra um azarão e foi em 1997 e foi para o time Lousano Paulista, o time do Corinthians tinha como principal destaque o meio-campista Deco, que se naturalizou português e foi um grande jogador pelo Barcelona da Espanha, o time do Lousano Paulista chegou até a final em uma grande campanha eliminando o time do Santos e do São Paulo, jogo não foi tão movimentado e acabou 1×1 e o Corinthians perdeu nos pênaltis por 4×3.

Copa São Paulo Futebol Junior

O Estado de São Paulo tem uma gande vantagem em titulos da Copa São Paulo Futebol Junior com 30 Titulos, o estado que bem logo abaixo é o Rio de Janeiro com 10 Titulos, seguido por Minas Gerais com 5, Rio grande do Sul também com 5, e por último o Estado de Santa Catarina com 1 título apenas, além do 30 títulos da Copa São Paulo Futebol Junior, o Estado de São Paulo tem 67 Finais disputadas sendo o que mais disputou dentre todos os Estados.

Títulos dos clubes da Copinha

Existem 21 times que possuem pelo menos 1 Titulo dos clubes da Copinha, os times de São Paulo tem o melhor aproveitamento dos times paulistas é muito superior aos outros times de outros estados, os títulos dos clubes das copinhas não são tão distribuídos para todos os times, participam 128 clubes por edição e apenas 21 clubes diferentes levantaram a taça. Grandes times do Brasil não tem nenhuma taça, grêmio e Palmeiras os dois times chegaram em duas finais e ficaram com o vice-campeonato.

Os Titulos dos clubes da Copinha, só pore les já mostram essa diferença dos paulistas para os outros, mas além disso, os times de São Paulo tem 67 finais em seu currículo, sendo 30 vezes campeão e 37 vice campeonato, os Titulos dos clubes da Copinha são importantes pra os paulistas pois o torneio é disputado em sua casa, então pela rivalidade estatal, quando um time do Rio é campeão acaba sendo um aniversário indigesto para a cidade de São Paulo.

Campeões da Copa São Paulo

Os Campeões da Copa São Paulo nem sempre tem uma grande revelação, muitas vezes o elenco trabalha bem coletivamente e faz um grande torneio, um grande exemplo é o título do Corinthians de 2009, o elenco não tinha nenhum destaque individual. Muitos times vem de muito longe do Pais para a disputa deste torneio muda a vida de muitos atletas fazendo assinar seu contrato profissional ou ir para a base de algum time mais estruturado e melhorar sua situação de vida e depois se tornar profissional, então as vezes os Campeões da Copa São Paulo não são os principais influenciados no torneio.

Copa São Paulo 2020

A última edição da Copinha foi em 2020 e foi com um clássico Grenal, um dos maiores do país e a rivalidade comparada com Palmeiras x Corinthians, a final não foi tão movimentada mas foi muito brigada pelos dois times, a partida terminou 1×1 os gols sairam no segundo tempo, após um gol contra do zagueiro do Internacional Tiago Barbosa o jogador gremista Alisson Calegari subiu no alambrado para festejar com a torcida e tomou o segundo Cartão Amarelo e foi expulso, em pouco tempo o Internacional empatou o jogo com o Guilherme Pato. Decisão foi para os pênaltis eo Colorado se Sagrou campeão ganhando por 3×1, comemorou o título da Copa São Paulo 2020 o Saci do Rio Grande do Sul.

Copa São Paulo 2018

A Copa São Paulo 2018 foi marcada pelo duelo entre São Paulo x Flamengo, o time do São Paulo veio embalado para esta final pois vinha de uma boa campanha, mas logo no começo do jogo o time do Flamengo abriu o placar com um gol de Wendel, após esse primeiro gol o flamengo jogou recuado e atraindo o São Paulo para seu campo de defesa esperando um contra ataque, o time do São Paulo pressionou, bola na trave, grandes defesas do goleiro Yago, a partida acabou 1×0 para o time do Flamengo e os fizeram ganhar a Copa São Paulo 2018.

Copa São Paulo 2016

A Copa São Paulo 2016 o time do Flamengo também foi o campeão, mas dessa vez o adversário foi o Corinthians, na partida o destaque foi o goleiro do flamengo Thiago foi o maior destaque, ele defendeu duas grandes chances do time do Corinthians, no primeiro tempo o Corinthians abriu o placar com o Gabriel Vasconcelos e logo em seguida ampliou com o Matheus Pereira, quando os times retornaram para o segundo tempo, rapidamente o Flamengo começou a pressionar e fazer seu primeiro gol aos três minutos com o Trindade, logo depois aos oito minutos Matheus Savio fez o segundo para o flamengo, o jogo foi para os pênaltis e ai o flamengo foi o campeão da Copa São Paulo 2016 ganhando por 4×3.

Historia Copa São Paulo Junior

Torneio fundado em 1969 e era administrado pela prefeitura de São Paulo, a competição chamava (Taça São Paulo de Juvenis). Após 12 anos (1981) teve o nome mudado para Juniores e a categoria dos jogadores de 21 anos para 20. Em 2010 também houve uma mudança de categoria para Sub-18, e também o nome do torneio foi mudado para (Copa São Paulo Futebol Junior Sub-18). Mas após 3 anos 2013 o torneio voltou ao nome (Copa São Paulo de Futebol Junior) e a idade também voltou para 20 anos.

Até 1987 o torneio era administrado pela prefeitura de São Paulo, mas o prefeito da época (Jânio Quadros), decidiu que não iria mais financiar a Copinha, e foi aí que a FPF(Federação Paulista de Futebol) começou a organizar a competição.

Desde sua criação a copinha foi feita para que a final fosse realizada no dia 25 de Janeiro (Aniversário de São Paulo). A primeira edição da Copa São Paulo, foi feita apenas para os times do próprio Estado, após a segunda edição foi decidido abrir para todos os Estados do Brasil sendo assim composta por 128 times, e sempre aquela expectativa de sair algum craque de lá, então até os dias de hoje a imprensa, empresários e os próprios times ficam de olhos fixados na competição.

Curiosidades da Copinha

Na Copinha de 2018 teve um time River do Piaui que até uns dias antes de começarem a viajar para São Paulo para a disputa da Copinha, o River teve sua participação no torneio muito ameaçada após o governo do Piaui dizer que não iria ter verba para pagar a empresa de transporte, o time do River fez postagens nas redes sociais pedindo ajuda para as pessoas para que sua equipe conseguisse jogar o torneio, após pressão popular o governo decidiu arcar com os custos do transporte, o que fez a equipe passar o ano novo dentro do ônibus para chegar na cidade de Capivari(SP) para a disputa de sua primeira partida onde se saiu vencedor.

Maiores goleadas

Em 9 de Janeiro de 2010 o time do São Caetano ganhou do Santana-AP pelo placar de 14 a 0, em Janeiro de 2000 o Internacional ganhou de 12 a 0 do Comerciario-AM , o time do Vitoria da Bahia também aplicou uma goleada de 12 a 0 no time Imagine-TO, também pelo placar de 12 a 0 a equipe do Juventus da mooca venceu o time São Raimundo- AM.

Como funciona o Sub -18

O Sub-18 é feito para que os atletas mais jovens tenham seu talento mostrado para todos os times, são atletas que podem ter no máximo 18 anos de idade, a Copa São Paulo passou alguns anos com a regra que só poderia ter jogadores até no máximo 18 anos, porem hoje em dia esse limite foi extendido para 20 anos.

Copa São Paulo cancelada

A Federação Paulista de Futebol decidiu cancelar a Copa São Paulo de futebol Junior devido a pandemia a Federação entrou em contato com os órgãos de saúde de São Paulo, e as autoridades optaram a não realização do evento para que os atletas, comissões técnicas não fossem contaminados, devido a quantidade de times seria difícil a fiscalização e testar todos os membros das delegações. Por conta de não haver o torneio em 2021 por causa do virus os atletas nascidos em 2001 que não poderiam disputar a Copinha de 2022, terão a oportunidade de jogar mesmo tendo passado do limite de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias de Jogadores

Miranda não jogará contra o Corinthians na segunda-feira

16/10/2021 Sem Comentário 9 Visitas

Vitor Bueno volta a ser testado como meio campo

02/10/2021 Sem Comentário 557 Visitas

Calleri pode ser titular do São Paulo FC contra a Chapecoense

30/09/2021 Sem Comentário 625 Visitas

Igor Gomes precisa recuperar seu futebol para receber oportunidades

29/09/2021 Sem Comentário 646 Visitas